Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos

05/06/2014

Exibição do filme "Freedom Riders" e debate divulgam o II FLIDAM

Aconteceu na última segunda-feira, dia 2 de junho, a exibição do filme “Freedom Riders – passageiros da liberdade,” no Cineclube do Cinema de Guerrilha da Baixada, em São João de Meriti. Estiveram presentes, a convite do diretor-geral do campus Engº Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque, o especialista em assuntos culturais do Consulado Geral dos Estados Unidos, Victor G. Tamm, a Adida Cultural do governo norte americano, Jessica Simon, e o vice-cônsul, da seção política e econômica do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, John P. Callan. O evento contou ainda com a presença de autoridades, como o deputado estadual Marcelo Simão.

O evento faz parte do II Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (FLIDAM 2014). Após a exibição do filme do diretor Stanley Nelson, aconteceu um debate, mediado pelo vice-cônsul, John P. Callan, que respondeu às perguntas do público presente.

O filme narra a história dos "Freedom Riders" (Cavaleiros da Liberdade), ativistas do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos durante a década de 60. O grupo viajava pelo transporte interestadual americano do segregado sul dos EUA, a fim de desafiar a as decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos e para exigir igualdade de acesso nos transportes públicos, restaurantes e salas de espera.

Apesar da chuva e do horário avançado, o especialista em assuntos culturais do Consulado Geral dos Estados Unidos, Victor G. Tamm, disse estar feliz com o evento e a participação dos presentes. “Para nós é importante desenvolver uma relação com públicos com os quais habitualmente não temos contato. O FLIDAM é uma excelente oportunidade para isso”, comentou Victor.

O FLIDAM é uma parceria formal entre o IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de São João de Meriti e a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, e busca uma reflexão que una os aspectos relacionados a diáspora africana e a literatura. O festival conta com o FLIDAMCine, que é uma mostra temática de cinema.

Na noite da sexta-feira anterior, dia 30 de maio, ocorreu na Câmara Municipal do Município de São João de Meriti, uma audiência pública sobre o festival. A audiência contou com a presença dos militantes da educação, cultura, direitos humanos e igualdade racial no município, contou ainda com a participação do Vereador Alfredo Queiroz, que abriu os trabalhos. O prof. Rodney Albuquerque conduziu uma apresentação detalhada sobre os avanços alcançados até aquele momento e como está sendo pensado o festival para novembro deste ano.

Fonte: http://www.ifrj.edu.br/noticias/exibicao-do-filme-freedom-riders-e-debate-divulgam-o-II-flidam

Nenhum comentário:

Postar um comentário